Amplificadores Potência
Amplificador de som: Como Funciona
Acessórios que definitivamente chamam a atenção de todos aqueles que se aventuram no mundo da eletrônica.
À primeira vista podemos ficar encantados com o seu trabalho de transformar sinais elétricos que podem ter vindo de um instrumento, computador, CD player e qualquer outro, em um lindo e nítido áudio de alta qualidade. Porém, ele não reserva nenhum mistério quanto a sua estrutura. E pensando nisso, nós da Áudio, Vídeo e Cia separamos esse texto especial para desvendar algumas das estruturas presentes em um amplificador de potência. Confira já!
Atualmente, os amplificadores apresentam duas tecnologias completamente distintas uma da outra:
Amplificadores lineares - é utilizado transistores como elementos ativos, ou seja, uma fonte de corrente controlada;
Amplificadores chaveados - faz o uso de transistores MOSFET que operam como o liga e desliga.
Para entender como um amplificador funciona é necessário saber dos estágios dos amplificadores transistorizados, os chamados circuitos Emissor-comum, Base-comum e Coletor-comum. Além disso, se dividem em outros três estágios para que consigam atingir o desempenho desejado;
- Estágio de entrada;
- Estágio amplificador de tensão;
- Amplificador de potência.
O primeiro estágio é o responsável por receber o sinal de entrada enviado pelo amplificador, além de fornecer o ponto necessário para a conexão da realimentação do circuito.
Já o estágio de amplificador de tensão é o número um quando o assunto é o ganho do amplificador. Sendo assim, esse ganho deve ser o maior possível, já que dessa maneira ele apresentará alta fidelidade.
Enquanto o último estágio, o amplificador de potência, representa uma estrutura do amplificador de áudio que fará a conexão entre a tensão de saída do estágio e o alto falante.